Viajar pelo Brasil adentro, conhecer os lugares de cada região, experimentar sabores e a culinária de cada povo, conhecer pessoas e encantar a todos  com a sua arte por onde passa. Eu bem que poderia estar falando do Locais e Sabores mas na verdade estou falando da CIA PE de CANA, um circo itinerante formado por dois corajosos artistas de rua que tive a honra de conhecer em uma de suas visitas a Recife.

A proposta desse belo projeto, que foi criado em 2013 por Hugo Delariva  e Denis Menezes  e rodam numa Kombi, carinhosamente chamada de Iracema, é levar a arte circense para as regiões mais distantes do País, proporcionar a todos independente da idade, cultura ou classe social, a alegria pura, com um pouco de malícia e ingenuidade, onde tudo se mistura e torna a vida um pouco mais leve.

Eles criaram um espetáculo chamado Circo de Doisdo, e já apresentaram em várias cidades desde o interior de São Paulo, Rio de Janeiro passando por cidades do Nordeste como a Bahia, Alagoas até chegar aqui em Recife.

Para a apresentação do espetáculo em alguns casos, tudo ocorre de forma bem espontânea,  eles escolhem onde estacionar a bela Iracema e começam a montar toda a estrutura do show, naturalmente os curiosos vão se aproximando e então tudo se inicia.

Ainda com as cortinas baixas, eles aproveitam para fazer suas maquiagens e colocar as roupas característica dos personagens.

Quem assiste a essas apresentações, pode imaginar que eles já receberam algum valor antecipado, isso pode até acontecer em alguns casos, mas na maioria das vezes o que banca todo o projeto, é a cultura do passar o chapéu, uma prática antiga e bem diferente do pedir dinheiro ou esmola como algumas pessoas podem imaginar pois, eles de forma democrática oferecem um momento de descontração e em retribuição você paga o valor que achar justo por isso.

Quando, não dá pra fazer o espetáculo, o recurso para conseguir algum dinheiro, é fazer as apresentações nos semáforos.

Segundo Denis para fazer o apresentação de rua ou nos faróis, é necessário: “ao chegar numa nova Cidade, você precisa conhecer a Cidade, saber onde é o melhor ponto de se apresentar, o melhor local, cada Cidade tem sua peculiaridades, então é chegar na Cidade e perguntar a quem já faz esse tipo de apresentação e se não tiver a quem perguntar é ir testando até chegar na melhor opção.

No semáforo, Hugo diz que: “primeiro é ver o tempo ideal pra gente fazer o nosso número e passar o chapéu lógico e tem o tempo certinho, ou tem 30” ou 1” e as vezes a gente tem que adaptar o número em função do tempo e linformações importantes é saber se o movimento é melhor a noite ou durante o dia, se vai pegar as pessoas indo ou vindo do trabalho, porque ai pessoa pode estar voltando estressada e isso influencia muito na hora de passar o chapéu”.

Na Iracema é onde tudo acontece ou tudo começa. Um pouco carro, um pouco circo  um pouco casa, um pouco amante, não importa, o que importa mesmo é a relação de amor que esses dois caras criaram com essa Kombi e que nunca deixa eles na mão mas as vezes, chama mais atenção que eles e na estrada perceberam  que “simpatia é quase amor” pelas inúmeras vezes que as pessoas ao verem as suas mensagens estampadas na Iracema, passam buzinando, e até chegam a ligar para eles na estrada mesmo, graças ao telefone de contato que fica em sua traseira.

Na estrada desde o inicio do ano, a saudade de casa já aperta e o filho recém-nascido de Hugo é um dos motivos que faz ele querer voltar logo. Mas a vida de artista mambembe é na estrada e por isso eles já estão em busca de novos projetos, mas sem nunca perder a essência desse tipo de arte, onde o sucesso e o reconhecimento acontecem longe das grandes mídias e nem por isso deixa de ter uma legião de seguidores em suas redes sociais.

Para quem deseja fazer contato e saber mais da vida desses artistas, seguem seus contatos:

Assista essa matéria no youtube:   goo.gl/kAwvcD

https://ciapedecana.wordpress.com

https://www.facebook.com/ciapedecana/

Hugo Delariva   (19) 9.9934-8778

Denis Menezes (19) 9.9703-2772 /   9.9269-7946

email: ciapedecana@gmail.com

Instagram : @ciapedecana